O estudo da patologia divide-se em patologia geral e patologia especial ou sistêmica. A primeira aborda as reações básicas das células e tecidos a estímulos anormais que geram todas as doenças. A ultima examina a resposta especifica de órgãos e tecidos especializados a estímulos mais ou menos bem definidos.
Os quatro aspectos básicos de um processo mórbido que formam o cerne da patologia são sua causa (etiologia) os mecanismos do seu desenvolvimento (patologia) as alterações estruturais induzidas nas células e órgãos do corpo (alterações morfológicas) e as conseqüências funcionais das alterações morfológicas (impotência clínica).
Essa disciplina tem por objetivo o ensino dos fenômenos gerais que presidem a gênese e a evolução das doenças e, em especial suas causas, mecanismos e conseqüências
O grande desafio, talvez, seja entender a doença. Saber como e por que determinadas lesões ocorrem em determinadas circunstâncias, e quais as suas conseqüências.
O que se ENTENDE por DOENÇA?
É uma alteração orgânica geralmente constatada a partir de alterações na função de determinado órgão ou tecido, decorrentes de alterações bioquímicas e morfológicas causadas por alguma agressão, de tal maneira que se ultrapasse os limites de adaptação do organismo.
O estudo das doenças não é uma ciência exata, precisa-se, portanto saber interpretar os achados, não somente memorizar esquemas, circuitos e decisões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário