quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Envelhecimento Celular



         O envelhecimento ocorre em todos os níveis celulares do organismo, sendo que cada tecido apresenta suas particularidades da danificação de moléculas, células e tecidos, os quais gradativamente perdem a capacidade de se adaptar ou de reparar um dano.
        O envelhecimento pode ser definido como um processo deteriorativo progressivo e irreversível, característico da maioria dos sistemas e que, por ser progressivo, há uma grande probabilidade de morte, seja de uma célula, um tecido, um órgão ou mensmo de um individuo. É um processo muito complexo influenciado pela estrutura genética do individuo, estilo de vida e do meio ambiente
A Biogerontologia é a ciência que estuda o como e o porquê dos organismos vivos que envelhecem, trata-se de uma ciência muito jovem que, na última década, despertou grande atenção da comunidade científica. Várias teorias foram e ainda estão sendo estudadas com a finalidade de explicar o envelhecimento.
A maioria das teorias sobre o envelhecimento se baseia mais em fatores genéticos, imunológicos e também ligados aos radicais livres. Sendo assim, objetivamos, neste artigo, relatar os aspectos evolutivos do envelhecimento, as teorias relacionadas com o envelhecimento celular e as formas de morte celular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário