domingo, 27 de setembro de 2009

Alimentos contra o Câncer 2

Alguns alimentos, conforme comentamos no artigo anterior, favorecem o crescimento dos tumores cancerígenos. Entretanto, existe uma variedade grande de alimentos que comprovadamente têm efeito anticâncer. Esses alimentos possuem moléculas chamadas de "antipromotoras", ou seja, que bloqueiam os fatores de crescimento do câncer ou forçam as células cancerosas ao suicídio.

Os alimentos possuem a vantagem de serem consumidos no mínimo três vezes ao dia, influenciando os mecanismos biológicos que aceleram ou diminuem a progressão do câncer. Ao contrário dos medicamentos, que agem apenas sobre um mecanismo específico, os alimentos agem sobre vários fatores de crescimento do câncer ao mesmo tempo. Contudo, vale lembrar que os compostos presentes nos alimentos têm uma ação combinada no combate à doença, muito superior a ação individual de cada alimento separadamente.

Um conjunto de alimentos consumidos simultaneamente pode, por exemplo:
> Desintoxicar os carcinógenos presente no nosso meio ambiente;
> Impulsionar o nosso sistema imunológico;
> Bloquear o crescimento de novos vasos responsáveis por alimentar os tumores (angiogênese);
> Impedir a inflamação;
> Barrar os mecanismos de invasão celular;
> Incentivar a apoptose das células cancerosas (suicídio celular)

A Refeição Anticâncer
Esta refeição é formada, principalmente, por legumes, leguminosas, azeite de oliva, alho, ervas e condimentos. A carne e os ovos, em vez de formar a base da alimentação (como no caso dos brasileiros), dever servir apenas para acompanhar e dar sabor.

> Gengibre - contribui para reduzir a formação de novos vasos sanguíneos que alimentam o câncer, sendo um poderoso anti-inflamatório e antioxidante. A infusão da raiz reduz a náusea gerada pela quimioterapia.

> Tomate - O licopeno pode aumentar a sobrevida dos homens com câncer de próstata. Melhor consumir o molho de tomate pois o cozimento torna esta molécula disponível.

> Soja - a daidzeína, a genisteína e gliciteína presente neste alimento bloqueiam a angiogênese e a estimulação das celular cancerosas pelos hormônios sexuais.Mulheres asiáticas que consomem soja (desde a adolescência) têm muito menos câncer de mama.

> Ervas (alecrim, tomilho, orégano, manjericão, hortelã, salsa e aipo)- Estimulam a apoptose das células cancerosas, reduzem sua proliferação e bloqueiam a invasão dos tecidos vizinhos.

> Cítricos (laranja, tangerina e limão)- possuem flavonóides anti-inflamatórios e podem reduzir o potencial de invasão dos tecidos.

> Romã - o suco da fruta tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes e pode reduzir o crescimento do câncer de próstata.

> Vinho tinto - o resveratrol presente no vinho (o suco de uva possui menor concentração pois não é fermentado) pode retardar as três etapas da progressão do câncer & iniciação, promoção e progressão.

> Chá verde - a epigalocatequina-3-galato(EGCG) reduz o crscimento de novos vasos e aumenta o efeito da radioterapia sobre as células cancerosas.

> Cúrcuma - é o mais potente anti-inflamatório natural conhecido até hoje. Aumenta a eficácia da quimioterapia.
Lembre-se que o poder anticâncer dos alimentos é muito mais potente quando combinado. Confira uma lista de vários outros alimentos com poder anticâncer no meu blog.

> Cláudio Lima é engenheiro de alimentos do Instituto Centec, especialista em alimentos e saúde pública, mestre em tecnologia de alimentos, autor de quatro livros na área de higiene e qualidade de alimentos.
professor Cláudio Lima
fonte: www.opovo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário