segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Gripe Nordestina

"Os sintomas todo mundo conhece: febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, mal-estar geral, tosse e coriza, ou seja, corrimento nasal. No entanto, esse quadro que hoje se resolve com um comprimido e alguns dias repouso podia significar uma sentença de morte se você vivesse no início do século, mais precisamente em 1918. É que nesse ano uma epidemia de gripe se espalhou pelo mundo e matou entre 30 e 100 milhões de pessoas. A doença, uma variação do vírus da gripe comum, causava um terrível agravamento dos sintomas e ficou conhecida como gripe espanhola, ou apenas a espanhola.




Na época ninguém conhecia a causa da doença. O microscópio já era usado e muitas bactérias causadoras de enfermidades tinham sido identificadas, já a partir do século 19. Mas os equipamentos não eram lá muito potentes e não podiam mostrar os vírus, que são muito menores que bactérias. Assim, a causa da gripe era (e permaneceu até recentemente) uma incógnita. Ela era associada ao frio. O termo influenza, que é usado como sinônimo para gripe, fala disso. Vem do italiano influenza di freddo, “influência do frio” (de influenza surgiu o nome inglês para a gripe – flu). De fato, é uma doença dos meses frios. Nessa época, tendemos a ficar confinados em casa e o vírus pode passar facilmente de uma pessoa para outra."
 da revista Aventuras na História por Moacyr Scliar
 Não sei se devemos agradecer por estarmos no tempo do calor, ou se devemos ainda olhar para o céu e dizer "Deus nos ajude e obrigada pela gripe que assolou o lado B da sala 221.4, e que deixou a família de uma das integrantes desse blog bem doente, não ser a gripe espanhola, e por mais que esta gripe tenha deixado os estudantes de Biomedicina,da já citada sala, acamados, com febre, crise de garganta, coriza e com muita dor pelo corpo, ser apenas uma gripe bem caririense, normal de se ter nesse período".
 poderíamos ainda dizer " ainda bem que não estamos com o vírus H1N1 e sim com aquele vírus que sempre nos acompanhou na volta das férias e que a gente compartilhou com todo mundo que a  gente ama."
 ah! e pensar que aquela areia no olho que tanto incomoda quando a gente tá com conjuntivite é bem mais agradável do que está com irritação no olho se tivéssemo com a gripe A.
 MEU DEUS! ainda não podemos ficar felizes ainda corremos o risco de adquirirmos uma bela pneumonia....
 buáaá...

Nenhum comentário:

Postar um comentário