Na época ninguém conhecia a causa da doença. O microscópio já era usado e muitas bactérias causadoras de enfermidades tinham sido identificadas, já a partir do século 19. Mas os equipamentos não eram lá muito potentes e não podiam mostrar os vírus, que são muito menores que bactérias. Assim, a causa da gripe era (e permaneceu até recentemente) uma incógnita. Ela era associada ao frio. O termo influenza, que é usado como sinônimo para gripe, fala disso. Vem do italiano influenza di freddo, “influência do frio” (de influenza surgiu o nome inglês para a gripe – flu). De fato, é uma doença dos meses frios. Nessa época, tendemos a ficar confinados em casa e o vírus pode passar facilmente de uma pessoa para outra."
da revista Aventuras na História por Moacyr Scliar

poderíamos ainda dizer " ainda bem que não estamos com o vírus H1N1 e sim com aquele vírus que sempre nos acompanhou na volta das férias e que a gente compartilhou com todo mundo que a gente ama."
ah! e pensar que aquela areia no olho que tanto incomoda quando a gente tá com conjuntivite é bem mais agradável do que está com irritação no olho se tivéssemo com a gripe A.
MEU DEUS! ainda não podemos ficar felizes ainda corremos o risco de adquirirmos uma bela pneumonia....
buáaá...
Nenhum comentário:
Postar um comentário