Onde você fica atualizado em tudo que rola no mundo da Patologia.
quinta-feira, 13 de agosto de 2009
Necrose
"Morte de uma célula ou de parte de um tecido em um organismo vivo".A necrose é a manifestação final de uma célula que sofreu lesões irreversiveis. Segundo Guidugli-Neto (1997), o conceito de morte somática envolve a "parada definitiva das funções orgânicas e dos processos reversíveis do metabolismo". A necrose é a morte celular ou tecidual acidental em um organismo ainda vivo, ou seja, que ainda conserva suas funções orgânicas. Vale dizer que é natural que a célula morra, para a manutenção do equilíbrio tecidual. Nesse caso, o mecanismo de morte é denominado de "apoptose" ou "morte programada".
A etiologia da necrose envolve todos os fatores relacionados às agressões, podendo ser agrupadas em agentes físicos, agentes químicos e agentes biológicos:
1) Agentes físicos: Ex.: ação mecânica, temperatura, radiação, efeitos magnéticos;
2) Agentes químicos: compreendem substâncias tóxicas e não-tóxicas. Ex.: tetracloreto de carbono, álcool, medicamentos, detergentes, fenóis etc.
3) Agentes biológicos: Ex.: infecções viróticas, bacterianas ou micóticas, parasitas etc.
Esses agentes provocam o comprometimento dos níveis celulares de respiração aerobica, de Síntese protéica, de manutenção da integridade das membranas celulares e de manutenção da capacidade de multiplicação celular (RNA e DNA). A ação das causas sobre esses sistemas provoca a perda da homeostase e da morfostase celular de tal forma que a célula perde a sua vitalidade. A necrose, assim, abrange alterações regressivas reversíveis que, em algum ponto e por algum estímulo desconhecido, passam a ser Ireverssíveis;instalada a irreversibilidade e a necrose propriamente dita, inicia-se o processo de desintegração celular (autólise).
As mudanças na morfostase se dão, principalmente, nos núcleos, os quais apresentam alteração de volume e de coloração à microscopia óptica. Essas alterações são denominadas de:
1) Picnose: o núcleo apresenta um volume reduzido e torna-se hipercorado, tendo sua cromatina condensada; característico na apoptose;
2) Cariorrexe: a cromatina adquire uma distribuição irregular, podendo se acumular em grumos na membrana nuclear; há perda dos limites nucleares;
3) Cariólise ou cromatólise: há dissolução da cromatina e perda da coloração do núcleo, o qual desaparece completamente.
Já as modificações citoplasmáticas observadas ao microscópio óptico (essas modificações são secundárias às nucleares, sendo visíveis mais tardiamente) consistem na presença de granulações e espaços irregulares no citoplasma. Este torna-se opaco, grosseiro, podendo estar rompida a membrana citoplasmática. Intensa eosinofilia é característica, decorrente de alterações lisossomais e mitocondriais.
As mudanças na homeostase ainda constituem capítulo obscuro na patologia segundo Guidugli-Neto (1997). Estudos moleculares têm mostrado que o primeiro evento observado é a alteração na bomba de sódio e potássio, provocando edema intracelular. O metabolismo celular é mantido graças à glicólise; acabando-se a reserva de glicogênio, ácidos são acumulados no interior da célula (principalmente ácido lático), o que leva à diminuição do pH. A acidez provoca a liberação de enzimas lisossomais, o que gera a hidrólise de proteínas essenciais para a célula (processo denominado de autólise)(Guidugli-Neto, 1997) .Observa-se que a perda da homeostase envolve o sistema respiratório celular (as mitocôndrias), o sistema enzimático (os lisossomas) e o sistema de membranas, o qual parece ter um papel crucial para o estabelecimento de lesões irreversíveis na célula.
É isso aí. Disponibilizando aos colegas, assuntos bem escritos e importantes fontes de consulta para a aprendizagem e para a preparação avaliatória. Bom texto para assuntos de avaliação da primeira unidade.
Esperamos que aproveite o maximo de nossas materias, e deixe sua sugestão caso queira. Obrigado!
Missão...
Formar profissionais capazes de contribuir para o desenvolvimento do País, embasados na responsabilidade social e na ética, visando o bem estar e a qualidade de vida dos cidadão.
" Juro por toda minha existência cumprir com zelo e probidade todas as atividades inerentes à profissão de Biomédico que me forem confiadas. Juro diante de Deus e dos homens não medir esforços para exercer com dignidade e ética a Biomedicina. juro estar atento à evolução científica para empregá-la em prol da humanidade. Juro cumprir estes preceitos para poder usufrir da benevolência e da confiança dos homens. "
CAMPANHA NACIONAL DE VALORIZAÇÃO DA BIOMEDICINA
EVENTOS
I Encontro Caririense de Biomedicina 17 a 20 de Novembro de 2009 Na Fauldade Leão Sampaio Campus Saúde Inscrições Abertas Apartir de 26/10/2009 Envio de trabalhos ate dia 05/11/2009 - Palestras -Mini-cursos -Mesas Redondas -Works Shops Informações: Fone: 2101-1050 blog: caoswaldocruz.blogspot.com XII Congresso Brasileiro de BiomedicinaO Conselho Regional de Biomedicina 2ª Região irá realizar o XII Congresso Brasileiro de Biomedicina em 2010 e, estamos desde já convocando toda a Categoria Biomédica a participar do mesmo, nos enviando sugestão de tema para palestras, mesas redondas, PERNAMBUCO ESPERA POR VOCÊ EM 2010 XII CONGRESSO BRASILEIRO DE BIOMEDICINAO Conselho Regional de Biomedicina 2ª Região irá realizar o XII Congresso Brasileiro de Biomedicina nos dias 09, 10, 11 e 12 de outubro de 2010, no Centro de Convenções de Pernambuco. Uma grande programação científica e social esperam por você.Desde já convocando toda a Categoria Biomédica a participar do mesmo, nos enviando sugestão de temas para palestras, mesas redondas, cursos, etc
Congresso2° Congresso do Instituto Nacional de Biomedicina. Comissão de Profissionais e Estudantes de Biomedicina – Maceió / Alagoas
Saúde do Homem
O Ministério da Saúde lança a Política Nacional de Saúde do Homem. O objetivo é facilitar e ampliar o acesso da população masculina aos serviços de saúde. A iniciativa é uma resposta à observação de que os agravos do sexo masculino são um problema de saúde pública. A cada três mortes de pessoas adultas, duas são de homens. Eles vivem, em média, sete anos menos do que as mulheres e têm mais doenças do coração, câncer, diabetes, colesterol e pressão arterial mais elevadas. Por meio dessa iniciativa, o governo federal quer que, pelo menos, 2,5 milhões de homens na faixa etária de 20 a 59 anos procurem o serviço de saúde ao menos uma vez por ano. Conheça as peças da campanha.
É isso aí. Disponibilizando aos colegas, assuntos bem escritos e importantes fontes de consulta para a aprendizagem e para a preparação avaliatória. Bom texto para assuntos de avaliação da primeira unidade.
ResponderExcluir