sábado, 15 de agosto de 2009

A apoptose na luta contra o câncer

Fonte: Biotec AHG

A apoptose não ocorre em células cancerosas, assim sendo, elas sobrevivem e podem formar tumores. Uma proteína chamada procaspase-3, presente em todas células, é transformada pelo organismo em uma enzima chamada caspase-3, dando início ao processo de destruição das células.

O fato deste processo natural de autodestruição não ocorrer em células cancerosas, levou os pesquisadores da Universidade de Ilinois a pesquisar mais de 20.000 substâncias sintéticas na esperança de encontrar uma que pudesse ativar a transformação da procaspase-3 em caspase-3.

Os pesquisadores encontraram uma molécula chamada PAC-1, a qual tem a capacidade de fazer a transformação necessária para que o processo de auto-destruição possa ser ativado causando assim a morte da célula cancerosa. Testes realizados em células cancerosas de ratos e de tumores humanos mostraram que a adição da PAC-1 ativa o processo de apoptose.

As pesquisas mostraram também que quanto maior a quantidade da proteína procaspase-3 nas células cancerosas, menor a quantidade de PAC-1 necessária para que ocorra a transformação. Outra descoberta feita pelos pesquisadores foi que as células saudáveis com níveis menores de procaspase-3 são pouco afetadas pela adição de PAC-1.

Segundo o coordenador da pesquisa, Paul Hergenrother, a habilidade do PAC-1 em ativar as enzimas relacionadas à autodestruição das células traz a possibilidade de selecionar os pacientes pela quantidade de procaspase-3 encontrada nas células do tumor, o que pode fazer com que o tratamento se torne individualizado.

“Apesar de representar uma nova terapia para o tratamento de vários tipos de câncer, maiores testes clínicos são necessários para verificar se possíveis efeitos adversos podem ocorrer em humanos”, comentou Michael Olson do Câncer Research UK.

Um comentário:

  1. Adoreiiiiiiii...o Blog de vocês está lindo, bem informado, e com um desingner PERFEITO...PARABÉNS!

    ResponderExcluir