terça-feira, 18 de agosto de 2009

apoptose por tiririca

"eu vou morrêêêêê...."
sempre que tiririca se sente em desvantagem ele dispara o hilário jargão acima, assim também ocorre com a célula. é necessário morrer para renascer, sempre que a célula se sente inapta ou prejudicada para alguma função vital ela recua e se mata.
a rã, insentos e a vida embrionária dos vertebrados são ótimos exemplos de apoptose, no início destas vidas suas formas eram completamente diferentes do que são hoje, a rã era um girino com rabo, o inseto era uma lagarta e nós um misto de ets e peixes. a medidada que o tempo passa as células ganham o comando para morrer e as formas finais são definidas.
a morte celular é um processo fisiológico totalmente normal, mas as células também podem morrer por processos não fisiológicos o que causa a maioria das doenças, estes processo não fisiológicos são chamados de necrose, enquanto o processo fisiológico é chamado de apoptose.
"A morte celular fisiológica é totalmente distinta da necrose. Em primeiro lugar, a célula não incha. Ao contrário, encolhe-se, destaca-se das células vizinhas e começa a apresentar bolhas em sua superfície (processo chamado de zeiose). A membrana e as organelas mantêm sua estrutura intacta e não há alterações evidentes no citoplasma. O núcelo, porém, sofre mudanças dramáticas: normalmente dispersa, a cromatina (conjunto dos cromossomos, que contêm o material genético) forma um ou mais aglomerados nas bordas internas da membrana nuclear. Isso basta para levar as células à morte. As que demoram a morrer podem sofrer outras mudanças: o núcleo parte-se e a célula também divide-se em estruturas ("corpos apoptóticos") contendo porções do núcleo, tomando uma forma inconfundível ao microscópio eletrônico. "

Nenhum comentário:

Postar um comentário