segunda-feira, 30 de novembro de 2009


O câncer do colo do útero, também chamado de cervical, demora muitos anos para se desenvolver. As alterações das células que podem desencadear o câncer são descobertas facilmente no exame preventivo (conhecido também como Papanicolaou), por isso é importante a sua realização periódica. A principal alteração que pode levar a esse tipo de câncer é a infecção pelo papilomavírus humano, o HPV, com alguns subtipos de alto risco e relacionados a tumores malignos.
O câncer do colo do útero tem sua origem principal na junção escamo colunar, tanto do epitélio escamoso como do epitélio colunar. São reconhecidas duas principais categorias de carcinomas invasores da cérvice:

• Carcinoma de células escamosas - representa cerca de 80% dos casos.

• Adenocarcinoma - representa cerca de 10% dos casos, demonstrando aumento crescente da incidência em mulheres mais jovens, talvez pelo uso indiscriminado de contraceptivo hormonal.

Tendo em vista que o câncer do colo uterino é uma das causas mais importantes de morbidade e mortalidade feminina no Brasil, um dos grandes desafios dos países em desenvolvimento é a ampliação dos programas de prevenção e detecção precoce.
A detecção e o tratamento das lesões precursoras (neoplasias intraepiteliais cervicais - NIC) devem ser considerados como metas prioritárias para a redução da incidência do câncer do colo uterino.
Nos estádios iniciais do câncer, os tratamentos conservadores, como a conização ou traquelectomia radical com linfadenectomia por via laparoscópica, devem ser considerados.
Para lesões invasoras pequenas menores do que 2cm, devem ser consideradas as cirurgias menos radicais, evitando assim as complicações e morbidades provocadas por cirurgias mais radicais.
Para os estádios IB2 e IIA volumosos (lesões maiores do que 4cm), IIB, IIIA, IIIB e IVA, os informes científicos, no momento, orientam para tratamento quimioterápico combinado com a radioterapia (RXT).



FONTE: INCA


5 comentários:

  1. hello!,I love your writing very much! percentage we keep in touch extra
    approximately your post on AOL? I require a specialist on
    this space to resolve my problem. Maybe that's you! Taking a look ahead to see you.
    Review my weblog ; yachtzubehor

    ResponderExcluir
  2. Very shortly this website will be famous among all blogging
    and site-building users, due to it's pleasant posts
    My web site :: Marc Primo Pulisci

    ResponderExcluir
  3. It's in reality a great and helpful piece of information. I'm glad that you shared this helpful information with
    us. Please stay us up to date like this. Thank you for sharing.
    My homepage - High Desert

    ResponderExcluir
  4. I’m not that much of a internet reader to be honest but your blogs really nice, keep it up!
    I'll go ahead and bookmark your site to come back in the future. All the best
    My site mlm

    ResponderExcluir
  5. Greetings from Los angeles! I'm bored at work so I decided to browse your site on my iphone during lunch break. I really like the knowledge you provide here and can't wait to
    take a look when I get home. I'm amazed at how fast your blog loaded on my phone .. I'm not even using WIFI, just 3G .
    . Anyhow, good site!

    Here is my weblog: Anal

    ResponderExcluir