sábado, 28 de novembro de 2009

Câncer: exames são questionados

Que ninguém deixe de fazer anualmente exames para detectar tumores de mama e de próstata depois de ficar sabendo que a Sociedade Americana do Câncer – que durante muito tempo foi uma sólida defensora da maior parte dos testes para a detecção de tumores – agora acha que os benefícios da detecção prematura de muitas formas da doença, em especial de mama e de próstata, seriam exagerados.

A notícia veiculada no New York Times diz que a entidade vai exibir uma mensagem no seu site a partir do ano que vem enfatizando que o rastreamento antecipado de cânceres de mama e próstata e outros pode levar a um supertratamento de tumores muito pequenos e, ao mesmo tempo, deixar passar cânceres que seriam realmente letais.
Segundo a Sociedade Americana do Câncer, que trabalha com mais de dois milhões de voluntários, os testes para a detecção do câncer de próstata têm sido problemáticos e a organização não defende os exames para todos os homens, pois o método de detecção deste tumor, chamado PSA, não tem se revelado suficiente para evitar mortes por esta doença.
O pesquisador Colin Beg, do Centro de Câncer Memorial Sloan-Kettering, de Nova York, teme que esse alerta da Sociedade Americana do Câncer possa confundir o público e fazer com que as pessoas evitem alguns deles. “Tenho medo de que as mudanças na forma como encaramos esses exames levem as pessoas achar que não devem fazê-los. Esses testes não se tornaram inúteis”, afirma.
Os pesquisadores da Sociedade Americana de Câncer se defendem dizendo não acreditam que todos os testes de detecção devem ser deixados de lado. O que eles dizem é que, quando uma pessoa toma a decisão de fazer um exame desses, ela deve estar ciente dos seus riscos e beneficios. Uma análise diviulgada na revista da Associação Médica Americana indica um aumento de 40% nos diagnósticos de câncer de mama e quase o dobro do aumento dos pacientes dignosticados em estágio inicial.
Estudos realizados entre as décadas de 1960 e 1980 apontaram que a mamografia (foto) reduziu a taxa de mortalidade por câncer de mama em até 20%

Nenhum comentário:

Postar um comentário